top of page

Ação Social "Qualifica Já" Capacita Pessoas em Situação de Vulnerabilidade em São Paulo

Em uma iniciativa conjunta entre o Sindicato Empresarial do Comércio Atacadista e Distribuidor de Material de Construção, Material Elétrico e Energia Elétrica no Estado de São Paulo (Sincomaco), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), e a Associação Comercial está em curso o projeto "Qualifica Já", que visa capacitar 16 pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo. Entre os beneficiados estão ex-moradores de rua e idosos residentes do Centro de Acolhida Especial (CAE) para Idosos "Morada São João.


O curso, que terá a duração de 100 horas, é dividido em 20 horas de aulas teóricas e 80 horas de aulas práticas. As aulas práticas serão realizadas na Morada São João e resultará na revitalização dos quartos por meio da pintura dos ambientes.


Todos os insumos necessários para realização do projeto, desde material de limpeza, pintura, ferramentas e até pequenos reparos foram doados pelas empresas Tintas Coral, Atlas pincéis e Construjá.


Um dos objetivos principais do projeto é capacitar os participantes para que possam contribuir ativamente na revitalização de 52 quartos no CAE "Morada São João". Essa ação beneficiará diretamente 200 idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade na cidade.





O Sincomaco, em parceria com a, Associação Comercial e a SMADS, busca não apenas oferecer qualificação profissional, mas também promover a reintegração social e a valorização pessoal dos participantes. Por meio do aprendizado teórico aliado à prática, espera-se que os beneficiados possam não só adquirir novas habilidades, mas também desenvolver uma nova perspectiva de futuro.


Em um contexto em que a desigualdade social e a falta de oportunidades afetam muitas vidas, iniciativas como o "Qualifica Já" demonstram o compromisso de entidades públicas e privadas em promover mudanças positivas e inclusivas na sociedade. A capacitação e o apoio oferecidos podem representar um ponto de virada significativo na vida daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade, abrindo portas para um futuro mais promissor e digno.

3 visualizações
bottom of page