top of page

Desmistificando o DR

O termo DR vem das iniciais de Diferencial Residual, que é a metodologia usada para que este dispositivo funcione. Mas quem é este "bicho"?



O DR é um dispositivo eletrônico cuja principal função é detectar correntes de fuga em um circuito elétrico e secciona-lo. Pra ficar mais fácil: o DR fica de olho na corrente de fuga de um circuito. Essa fuga pode ser gerada por uma falha ocasionada, por exemplo, por um isolamento do condutor danificado, por uma parte metálica encostando no condutor (não na capa isolante, mas no condutor), por umidade nos eletrodutos ou nas caixinhas, ou por falha de equipamentos como geladeira, máquina de lavar, entre outras.


O DR "fica medindo" esta corrente de fuga e, quando ela ultrapassa os valores nos quais ele foi ajustado, ela vai abrir seus contatos, evitando que a energia elétrica continue chegando naquele ponto ou continue circulando naquele circuito com problemas. Dizemos que ela desliga o circuito que tem problemas.


Mas para quê desligar um circuito com fuga de corrente? Este é o segredo! Uma corrente de fuga pode ser a responsável por uma energização de uma parte metálica que, exposta, pode levar uma pessoa ao choque elétrico. Esta fuga de corrente pode também ser o próprio choque elétrico que alguém tenha sofrido e, por este motivo, deve ser interrompido imediatamente. O DR vai desligar a energia deste circuito com problemas imediatamente, ou em tempo suficiente para que uma pessoa não se machuque, ou pelo menos não fique exposta ao risco por muito tempo.


Um estudo mostra que correntes acima de 30 miliamperes, ao passar pelo coração de um ser humano mediano, pode causar a fribrilação cardíaca e, consequentemente, uma parada cardíaca. Por isso o DR é conhecido por ser o dispositivo que evita o choque elétrico. Na prática ele não evita, mas minimiza os efeitos deste choque.


Pela norma técnica que rege a construção de uma instalação elétrica de baixa tensão (ABNT NBR 5410/2004), o DR tem sua instalação obrigatória em circuitos que atendam as seguintes condições:

  1. Circuito em locais com banheiras e chuveiros

  2. Circuitos com tomadas em áreas externas

  3. Circuitos de tomadas internas que alimentem equipamentos externos

  4. Circuitos em áreas de habitação com pontos de utilização em áreas úmidas

  5. Circuitos em áreas não-residenciais com pontos em áreas úmidas

É mandatório DR estar presente em todas as instalações elétricas. Recomenda-se!


A campanha “Choque Elétrico Mata!” é uma realização do Sincomaco e da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), patrocinada por Sil Fios e Cabos Elétricos, Grupo Enel spa, Vila Velha Corretora de Seguros e King Ouro, e apoiada pela Cobrecom Fios e cabos, pelo Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo), Associação Comercial do Estado de São Paulo e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


3 visualizações

Commentaires


bottom of page