top of page

Aconteceu a 30a edição do Matercon Brasil

Comemorando 30 anos de existência, o Matercon Brasil já pode ser considerado um dos maiores eventos do setor de material de construção da América Latina. E pra celebrar esta marca tão importante, a edição deste ano foi em grande estilo!

Realizada pela Associação dos Comerciantes de Material de Construção da Bahia (Acomac-BA) o evento aconteceu nesta última semana, entre os dias 19 e 22 de outubro, no hotel Vila Galé Mares, na lindíssima praia de Guarajuba, litoral baiano. Com o tema central “Consistência: a chave da diferenciação”, o encontro contou com diversas palestras interessantíssimas para os mais de 1.300 participantes.


Nosso presidente, Claudio Conz, marcou óbvia presença, e pôde nos trazer diversas impressões importantes sobre os movimentos do setor, além dos mais importantes acontecimentos do evento.

Que começou, por exemplo, com uma linda homenagem ao Presidente de Honra da Anamaco, José Olavo. Nesta abertura, Eugenio Foganholo trouxe importantes dicas, das quais vale destacar a nova denominação para fluxo de clientes na loja: “Fluxo é o FAVOR que o cliente faz em escolher nossa loja”. Vale prestar muita atenção nisso!


O primeiro dia de trabalho começou com uma palestra do Thiago Concer, que veio contar que “Vendas não ocorrem por acaso”. A economista Zeina Latif seguiu com seu painel “O cenário econômico e seus impactos na loja de material de construção”. Diversas outras palestras e apresentações de cases de sucesso se seguiram durante todo o evento.


Mas um dos pontos altos foi a manhã das mulheres líderes do setor, falando sobre sucessão - sem dúvida, um dos melhores encontros com palestras já realizado no evento. Tratar dos desafios para a longevidade de empresas familiares é um assunto denso.

Empresas familiares enfrentam desafios específicos, como centralização de poder, sobreposição de papéis e falta de planejamento sucessório. Tais desafios podem levar a conflitos, disputas e falta de crescimento.


Para superar isso, é importante descentralizar o poder, clarificar os papéis, desenvolver um plano de sucessão, implementar um processo decisório participativo, promover a diversidade e inclusão e desenvolver a capacidade de delegar.


Como superar esses desafios? Descentralizando poder (distribuir poder e autoridade entre os membros da família e funcionários não familiares); clarificando os papéis (definindo claramente os papéis e responsabilidades de cada membro da família); desenvolvendo um plano de sucessão (definindo como a empresa será transferida para as próximas gerações, implementando um processo decisório participativo e envolvendo todos os membros da família e funcionários não familiares); promovendo diversidade e inclusão (trazer novas ideias e perspectivas para o negócio); e desenvolvendo a capacidade de delegar (delegar responsabilidades para outras pessoas).


Dá pra perceber que assunto importante não faltou!


A 30a edição do Matercon pôde ser considerada de grande sucesso! E as reservas para o evento de 2024 já estão abertas, que acontecerá no hotel Iberostar de 24 a 27 de outubro do próximo ano.


A 30a Martercon Brasil teve cobertura exclusiva da Revista Anamaco. Você pode conferir todos os detalhes do evento no site REVISTA ANAMACO ONLINE, ou seguir o canal no WhatsApp (https://whatsapp.com/channel/0029Va7B55V8aKvOKeyFBL1j).

17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page