top of page

Sucesso no curso "Dimensionamento em Circuitos Elétricos Residenciais"


Mais uma vez, os treinamentos do movimento “Choque Elétrico Mata!” são aprovados - e muito recomendados! - pelos profissionais eletricistas que participam. Neste último sábado, dia 26 de agosto, foi a vez da distribuidora PJNeblina, na Rua Mergenthaler, 192 – São Paulo (bem próxima a estação Imperatriz Leopoldina da CPTM), na zona oeste de São Paulo, sediar o curso “Dimensionamento em Circuitos Elétricos Residenciais”.


Ministrado em conjunto pela Enel, a distribuidora de energia elétrica da cidade de São Paulo, e pela Vila Velha Seguros, companhia seguradora que atende cerca de 16 mil condomínios na cidade, o treinamento deu foco em aspectos bastante práticos visando a segurança numa instalação elétrica em residências.


Paloma de Oliveira, engenheira especialista em elétrica da Vila Velha Seguros, iniciou os trabalhos. Atualmente, ela está bastante envolvida no desenvolvimento de projetos e novos produtos da corretora, além de ser responsável pelo desenvolvimento de laudos técnicos nos milhares de edifícios paulistanos. Foi toda esta experiência que ela pôde trazer para os dezenas de eletricistas presentes no treinamento! “Nós iniciamos pela primeira coisa que um eletricista verifica em uma planta, que é o diagrama elétrico, o diagrama unifilar. É por onde ele começa a executar um projeto. É aonde verificamos todas as questões importantes, como determinação de fase, neutro, terra, comandos, quadros…” explicou a engenheira.


Já Fabio Cardoso, especialista em Segurança do Trabalho da Enel, contou que já faz esse trabalho de conscientização quanto aos perigos do manuseio equivocado de energia elétrica há 13 anos. “A energia elétrica não foi pensada pra estar contato com seres vivos. Ela sempre foi imaginada apenas para fazer com que nossas máquinas e equipamentos funcionem. Mas essa informação tão simples, pelo jeito, não chega pra todo mundo, pois muita gente ainda está se acidentando sem sair de casa. Na hora de substituir uma lâmpada, por exemplo, por falta de um aterramento adequado na casa ou por considerar que um choque não é fatal, muita gente sofre acidente e até morre” disse.


Quem perdeu esta oportunidade, já sabe: pra não ficar de fora das próxima edições basta ficar de olho aqui no Canal de Notícias do site ou nas nossas redes sociais - as próximas turmas, nos meses de Setembro, Outubro e Novembro serão previamente divulgadas!


A campanha “Choque Elétrico Mata!” é uma realização do Sincomaco e da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), patrocinada por Sil Fios e Cabos Elétricos, Grupo Enel spa, Vila Velha Corretora de Seguros, PJNeblina Materiais Elétricos, Signify Philips, King Ouro e América Energia, e apoiada pela Cobrecom Fios e Cabos, pela Merc Distribuidora, MatconsPay, pelo Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo), Associação Comercial do Estado de São Paulo e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page