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Nosso segmento precisa dar atenção ao “silver market"

São impressionantes os dados do novo censo do IBGE. 30% dos brasileiros têm acima de 50 anos de idade - 14% estão acima dos 65 anos. Isso não é mais um nicho, é um mercado pujante.



A Natura, por exemplo, ampliou em 25% o portfólio de produtos voltados para esse segmento; a L'Oréal cresceu 15% as vendas de produtos para cabelos grisalhos.

Claramente, esse consumidor precisa ser considerado em nossas lojas como uma categoria específica de produtos.


Num primeiro momento é possível pensarmos em itens de segurança, pois 60% dos acidentes das pessoas acima de 65 anos acontecem dentro de casa (2/3 ocorrem nos banheiros). Quantos de vocês não conhece alguém próximo que passou por essa situação? É algo muito comum, mas com consequências sempre graves.


Nesse sentido, mercado de MatCons está bem atendido com ASTRA e MEBUKI, além das principais empresas de metais.


Seria formidável se as redes, os grupos e as entidades representativas criassem alguma curadoria que pudesse desenvolver um formato comercial, com objetivos claros de geração de receita e lucro, para esse grande mercado ainda pouco atendido pelo nosso setor.


Além dos itens de segurança, certamente outros seriam destacados. Um exemplo? Entre as principais perguntas desse público, tintas sem cheiro está na liderança. Será que estamos destacando essa qualidade em nossos produtos ou estamos esperando que o consumidor encontre essa informação relevante apenas nas instruções das latas?

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