top of page

Dia Internacional da Segurança contra Descargas Atmosféricas


28 de junho é o Dia Internacional da Segurança contra Descargas Atmosféricas. A data foi escolhida em função do trágico episódio da Escola Runyanya, em Uganda quando, no ano de 2011, 18 crianças e 1 professor foram mortos por uma descarga elétrica no galpão da escola. Esse foi o maior acidente elétrico envolvendo crianças da história.


Após essa tragédia ficaram ainda mais evidentes os estudos da Dra. Mary Ann Cooper, professora emérita da Universidade de Illinois que defende veementemente a importância da prevenção a acidentes elétricos como forma de preservar vidas - é muito mais difícil tratar sequelas de quem toma choques elétricos mais fortes.


Essa é a inspiração do ILSD - International Lightning Safety Day. Um dia para se lembrar e, principalmente, incentivar a utilização dos mais variados meios de proteção a descargas elétricas e de preservação da vida.


O Brasil já é signatário deste movimento e, em comemoração, promoverá o V Workshop de Proteção contra Descargas Atmosféricas - ILSD Brazil 2023. Organizado pelo IEE/USP - Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, com apoio de entidades como a Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, o evento é composto por diversos painéis com especialistas. Durante 2 dias - 28 e 29 de junho, próximas quarta e quinta-feiras - estes profissionais vão apresentar trabalhos técnicos sobre segurança contra os efeitos nocivos das descargas atmosféricas, alertando para o seu perigo.


O público alvo do evento são engenheiros, técnicos da área elétrica e estudantes. Quem for, vai poder conferir palestras sobre proteção de pessoas contra raios em áreas abertas; onde estão os hotspots de raios em São Paulo e no Brasil; os efeitos das componentes contínuas da corrente do raio na segurança de seres vivos; recomendações para a segurança na utilização de Dispositivos de Proteção contra Surtos; proteção contra sobretensões na NBR 5410; e muito mais.


V Workshop de Proteção contra Descargas Atmosféricas - ILSD Brazil 2023

Dias 28 e 29 de junho de 2023

08h30 às 19h00


O evento presencial vai acontecer no Auditório do IEE/USP, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289 - Cidade Universitária. As vagas são limitadas, e as inscrições ocorrem exclusivamente por email (comunicacao@iee.usp.br). É necessário enviar nome, e-mail de cadastro e instituição de vínculo.


Haverá emissão de declaração de participação para 100% de presença no evento.


5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page