top of page

Diário de Brasília | 27 setembro 2023

Os esforços do SINCOMACO no apoio aos interesses do nosso setor são contínuos. Nosso presidente, Claudio Conz, que também é Secretário Executivo da FMC - Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Material de Construção - esteve mais uma vez na capital federal ontem, dia 28 de setembro, em dia cheio de compromissos importantes para nosso mercado.

Um dia que começou bem cedo, na visita ao gabinete do Deputado Federal Delegado Caveira (PL-PA), que aceitou o convite para ser Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Material para Construção no seu estado, o Pará. Um encontro entre o parlamentar e o presidente da ACOMAC-PA, Herivelto Bastos, já está sendo acertado, inclusive.


Principais metas:


- entender de que forma é possível nacionalizar o projeto Cheque Moradia, que continua fazendo sucesso naquele estado;


- criar um comitê sobre Uso Racional de Água, já que o Pará possui a maior reserva de água doce do planeta;


- e a própria criação de uma FMC no estado.


Logo após, em reunião de trabalho no gabinete do Deputado Capitão Augusto, alinhamento dos próximos passos da FMC.


Um destes é organizar um encontro com o titular do recém-criado Ministério das Pequenas e Médias Empresas, ministro Márcio França. Outra tarefa importante realizada foi a conclusão da lista com os nomes dos deputados que irão presidir regionalmente as FMCs em todos os estados e no Distrito Federal; faltando apenas os estados do Amapá e Piauí, a meta de 95% dos estados já está cumprida.


Mais uma visita a um gabinete - desta vez, ao Deputado Federal Delegado Ramagem (PL-RJ), que preside a FMC no RJ. Em reunião com importantes lideranças junto aos representantes comerciais daquele estado, foram efetivamente iniciados os trabalhos com a equipe carioca.


A principal meta de trabalho, neste momento, será tentar isentar o IPI na compra de veículo para trabalho, para representantes comerciais.


Na sequência houve a visita ao Senador Lucas Barreto (PSD-AP) para apresentação do programa "Choque Elétrico Mata!”, que visa diminuir os acidentes com manejo de eletricidade no país. Uma nova reunião será feita, numa próxima visita, para detalhar um plano de ação no seu estado, que abrange treinamento profissional e combate aos fios e cabos fora de normas.


Ao fim da tarde, em reunião com equipe do BNDES, tratou-se do grande relançamento do Cartão BNDES, programado para novembro. Agora simplificado mas com novas funcionalidades, podem oferecer o produto cerca de 70 instituições bancárias.Meta é lançar na 1ª semana de novembro. Para 2024, a meta é incluir a possibilidade de financiar mão de obra pelo produto (lembrando sempre que o Cartão BNDES destina-se a pessoa jurídica).


Reuniões com membros da área técnica Cartão BNDES - Caio Barbos Alves de Araujo, Geanderson Lucio de Souza Silva e Claudio Rabelo Figueiredo - e com assessores parlamentares do BNDES - Luciano Bezerra Cordeiro e Sergio José Godoy Ilha


15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page