top of page

Diário de Brasília | 13 setembro 2023

Os esforços do SINCOMACO no apoio aos interesses do nosso setor são contínuos. Nosso presidente, Claudio Conz, que também é Secretário Executivo da FMC - Frente Parlamentar em Defesa do Comércio de Material de Construção - esteve ontem, dia 13 de setembro, o dia todo na capital federal discutindo diversos projetos importantes para nosso segmento e, por consequência, para a economia brasileira.

(Foto: Sergio Lima/Poder360)


Logo pela manhã esteve em reunião de planejamento para as ações a serem efetuadas ainda em setembro, pela FMC:

  1. Inclusão do comércio de MatCons na desoneração da folha de pagamentos, na PEC em tramitação no Senado;

  2. Posicionamento oficial da FMC junto ao Banco Central sobre a absurda possibilidade de reduzir as vendas parceladas no cartão de crédito;

  3. Posicionamento oficial junto ao Ministério da Fazenda contrário a atual legislação, que vem se provando um grave prejuízo ao comércio, que restringe a importação sem impostos a apenas US$50;

  4. Tentar agendar reunião/almoço no dia 27/09, em Brasília, com o titular do recém-criado Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (e que tem tudo a ver com MatCons!), Márcio França.


Em seguida, esteve em reunião na Caixa Econômica Federal, juntamente com o presidente da FMC, deputado Capitão Augusto (PL-SP), para tratar do novo Construcard. Ainda há algumas dificuldades na adaptação da atual plataforma tecnológica, mas dá garantir que o produto final está ficando sensacional! Começará com 10 milhões de clientes, portadores de cartão de crédito da CEF - será liberado um novo limite de crédito específico para compra de MatCons e também para o pagamento de mão de obra, tudo a juros mais baixos que o do cartão normal.

Numa iniciativa do deputado Capitão Augusto, deverá ser convocada uma audiência pública na Câmara dos Deputados, no mês de outubro, para acompanhamento od processo de lançamento do Construcard, cuja data ainda está indefinida.

Logo após, já no Senado Federal, esteve em reunião com o senador Petecão (PSD-AC). O estado do Acre é campeão em mortes por choque elétrico, proporcionalmente a população. Temos um plano de ação consistente - combate aos fios e cabos fora de normas técnicas (numa ação conjunta com SINDICEL junto aos órgãos de fiscalização no Estado) e cursos de qualificação para eletricistas, junto com a concessionária de energia local, da mesma forma como já temos feito em SP com entidades apoiadoras e com revendas (a PJ Neblina). É o programa "Choque Elétrico Mata!". O parlamentar recebeu a proposta de ação com entusiasmo, e imediatamente se propôs colocar o plano em prática.


As 17hs, uma reunião comandada pelo presidente da FMC, deputado Capitão Augusto, e com corpo técnico do BNDES. Tema: retomada do Cartão BNDES como importante instrumento de crédito para pessoas jurídicas. Será agendada, ainda este mês, uma nova apresentação de um plano do BNDES sobre o tema, conforme solicitamos.

E é preciso concluir com um agradecimento especial às empresas e ao IPC - Instituto Pensar Construção, que apóiam financeiramente este projeto de influenciar positivamente e de sermos protagonistas junto ao Poder Legislativo. É fundamental para todo o nosso segmento.


28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page