top of page

Brasil ultrapassa os 190 GW em capacidade de geração de energia elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) registrou nos primeiros dias de março que o Brasil ultrapassou a marca de 190 gigawatts (GW) de capacidade instalada centralizada na matriz elétrica para uso de toda a população conectada ao Sistema Interligado Nacional. Até esta segunda-feira (6/3), 23,4 mil unidades geradoras ofereciam juntas uma potência fiscalizada de 190,79 GW, sendo 103,2 GW (53,58% do total) de usinas hidrelétricas de grande porte, 46,15 GW (24,70%) de termelétricas e 24,92 GW (13,12%) de usinas eólicas. Ainda de acordo com a ANEEL, 83,44% da geração de energia do país é considerada renovável.


Para o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, os números alcançados refletem o excelente cenário de expansão de geração por fontes renováveis que estamos vivenciando. “O acréscimo de mais de 2 gigawatts na nossa matriz nos dois primeiros meses do ano ratificam o recorde previsto para a expansão da geração este ano e demonstram o avanço farto das energias renováveis em nosso País, o que agrega mais segurança e confiança para nosso sistema”, destacou Feitosa.


Uma expansão de 2,04 GW foi registrada no primeiro bimestre de 2023, sendo verificado um crescimento de 753,8 megawatts (MW) na matriz apenas em fevereiro. A geração eólica respondia sozinha, até 28/2, por 1,14 GW acrescido à capacidade de geração este ano. As usinas solares fotovoltaicas somaram 580 MW de ampliação da matriz no mesmo período, e as termelétricas tiveram uma ampliação de 269,7 MW.


Treze estados de quatro regiões brasileiras possuem usinas com operação iniciada este ano. Destacam-se o Rio Grande do Norte, com expansão de 579,6 MW no bimestre; Minas Gerais, com 494,0 MW; e a Bahia, com 347,9 MW. Se considerado apenas o mês de fevereiro, a Bahia apresentou o maior crescimento, com novos 184,1 MW em operação, provenientes de usinas eólicas.




Capacidade instalada

A ANEEL atualiza diariamente os dados de geração do país por meio do Sistema de Informações de Geração da ANEEL, o SIGA. Ele apresenta dados de usinas em operação e de empreendimentos outorgados em fase de construção. Outras informações sobre o acompanhamento da expansão da oferta de geração estão disponíveis nos painéis interativos. Esses painéis, atualizados mensalmente, mostram a previsão para a entrada de novas unidades geradoras para os próximos anos. Eles trazem ainda um histórico da expansão da geração desde a criação da ANEEL (1997). Além dos painéis, também está disponível a base de dados com informações de previsão e acompanhamento de obras dos empreendimentos outorgados para construção.



Fonte: ANEEL - 07/03/2023

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page